De volta para o futuro
Imagem da fotógrafa Helena Cooper
Escrevi essas notas em Paris, há menos de um ano, e só hoje me dei conta de que algumas tecnologias já estão tão superadas que as observações parecem fazer parte do passado. Que coisa, não?
Tem ciclovias por toda parte, ou pelo menos ciclofaixas. Mesmo quando tem um carro parado na ciclofaixa ou algo assim, ou quando você está passando por uma rua estreita e precisa dividir espaço com o carro, sinto que os motoristas respeitam bastante.
Chegou por aqui um sistema de bicicletas que tem um cadeado coordenado por um qr code que você destrava pelo celular. Dessa forma, não há estações da bici. O aplicativo tem um mapa virtual com a localização das bicicletas e quando vc quiser pegar uma é só pegar a imagem do wr code e ela destrava. Terminou de usar? Pode deixar em qualquer lugar. AHAM! Irado. A coisa deu tão certo que tem umas 3 empresas diferentes que oferecem esse serviço.
O sobrenome vem primeiro em qualquer coisa que vc for preencher com seus dados e chama “nom”. O nome mesmo vem depois e chama “prénom”.
O açúcar e o sal vem em caixas de papel e não sacos de plástico.
Os supermercados não dão sacos plásticos. Em alguns vc compra a sacola mas é de papel. Os que vi de plástico são aquelas bem grandes. Resultado: bem comum eu passar no mercado pra comprar qualquer coisa e apenas enfiar na bolsa mesmo.
Também tá na moda por aqui coisas “bio” – leia-se “biô”, orgânicas e tal. E a comida pronta do supermercado, aquela só resfriada e não congelada, é bem gostosa e saudável. Custa entre 3 e 5 euros o prato.
Os cartões postais são as coisas mais lindas do mundo. Até comprei alguns pra guardar de recordação <3
O cartão de crédito tem um sistema que chama “sans contact” onde vc apenas encosta o cartão na máquina e a compra é aprovada. Calma, isso só funciona pra compras abaixo de vinte euros. Ainda parece um pouco arriscado.. mas é bem comum. Agora, estranho mesmo é a coisa chamar “sem contato” quando precisamente o que você faz é um contato direto do cartão com a máquina. Mas aí o contato que não tem é com seus dedinhos mesmo.
Uma ótima viagem a todos! :)
: Dicas a bordo :
~ Mapa do Tintim pelo mundo <3
~ Aconteceu no "1984" de George Orwell ou hoje? Descubra nesse quiz
~ Avenida Paulista 360º: realidade aumentada do Sesc
Até a próxima,
Luísa
ps1. Quer ler as cartinhas antigas? Vai no View Letters Archive.
ps2. Gostou dessa newsletter e quer compartilhar? Esse é o link!
ps3. Se quiser responder à essa cartinha, é só responder ao e-mail mesmo, e é muito bem-vindo :)