Trem das Onze

Share this post
Feliz ano novo do tigre
tremdasonze.substack.com

Feliz ano novo do tigre

sem nem um metro a mais do que o necessário

Luísa Gonçalves
Feb 2
1
Share this post
Feliz ano novo do tigre
tremdasonze.substack.com
Celebrações em Pequim em 2012
Ano novo chinês

Fevereiro chegou com o ano novo chinês, Iemanjá e a linda sintonia de 2/2/22, mas essa cartinha ainda está de férias por motivos de: janeiro foi 5 meses em um. E para não matar de saudades minhas leitoras e leitores, deixo aqui um poema de um livro pequeno mas muito bonito de uma troca de cartas entre poetas, e também uma breve seleção das melhores cartinhas de 2021. A poeta é a mineira Ana Martins Martins Marques, de quem sou uma grande admiradora, e o livro é “Como se fosse a casa (uma correspondência)”, escrito junto com Eduardo Jorge e lançado pela editora Relicário.

Deixo também um breve formulário do Google pra você me contar o que gostaria de ver por aqui esse ano (cidades Brasil e mundo afora, filmes, livros, questões, reflexões urbanas e companhia): responde aqui, vai!


“hoje ela é o ponto mais noturno da noite
o nó maior do tráfego
enquanto as janelas pouco a pouco se acendem
ela perde a conta das estrelas
e dos faróis que formam em torno da praça
um semicírculo de luz
*
Ela recebeu mas não leu
o regulamento do prédio
o protocolo de incêndio
nos objetos alheios
- alguma vez morou aqui
alguém que amava as imagens-
deposita-se quieta a memória de outros corpos
de coisas acabadas ou mal acabadas de nascer
feridas antigas, indecifráveis, mas que de algum modo
ainda perduram
na parede vermelho-
amor que não cicatrizou
*
O que mais a impressiona são os corredores
ela poderia percorrê-los
durante horas
mas de repente se dá conta de que não andou
nem um metro a mais
do que o necessário

entre o elevador e a porta do apartamento
a não ser no primeiro dia, quando errou o caminho
porque não tinha entendido a lógica
par para um lado ímpar
para o outro
- ela está
do lado par”.


6 edições de 2021 desta newsletter para revisitar:

Trem das Onze
Um ano entre telas
No final de semana de 14 e 15 de março de 2020, eu fui para o Guarujá, e essa foi a última vez que eu vivi em um estado de normalidade pré-pandemia. Na segunda feira dia 16 de março, notícias com ares de ficção científica começaram a circular por São Paulo e, entre os meus, começamos a decidir suspender os compromissos na rua e ficar em casa. Desde entã…
Read more
a year ago · Luísa Gonçalves
Trem das Onze
Mas é você que ama o passado e que não vê
Não estamos em tempos de sentir orgulho do nosso país, ou de qualquer dos nossos lugares brasileiros, por assim dizer. Mas não foi sempre assim. Eu cresci em um Rio de Janeiro que, apesar de não ser mais capital real oficial, era o centro do Brasil. A cidade mais bonita, mais cara, mais quente, mais televisionada de todas. Acho que posso colocar a cu…
Read more
a year ago · Luísa Gonçalves
Trem das Onze
Sotaque é sinal de coragem
Mapa mundi desenhado no chão em frente ao monumento "Padrão dos Descobrimentos", em Lisboa Como eu morei fora do Brasil em duas ocasiões diferentes, ouvi a muito a pergunta sobre se eu moraria fora "pra sempre" (como se alguém pudesse responder isso hahah). Mas uma questão que sempre me trouxe curiosidade era sobre a decisão de um estrangeiro de trazer a…
Read more
a year ago · Luísa Gonçalves
Trem das Onze
#75 Geração metrópole:
Taxa de Alfabetização no Brasil em 1970 e em 2018 - imagem desse ótimo projeto "Brasil em mapas". Se você circulou pelas avenidas da internet nos últimos dias, deve ter visto o debate entorno do choque cultural entre gerações. Parece que, pela primeira vez na história dessa país, a galera em torno dos 30 foi vista pela geração que veio em seguida e colo…
Read more
a year ago · 1 like · Luísa Gonçalves
Trem das Onze
Comece pelo corpo
“Por onde começar? Comece com o material. A questão do corpo. Adrienne Rich lista as particularidades de seu corpo - cicatrizes, gravides, artrite, pele branca, sem estupros, sem abortos - como um lembrete de como seu corpo a mantém fundada em seu próprio ponto de vista, o que lhe permite sobre o que falar e …
Read more
10 months ago · 2 likes · Luísa Gonçalves
Trem das Onze
"Enquanto viver sob o meu teto"
No dia 6 de outubro desse ano, a BBC News publicou essa reportagem sobre o fato de que o governo da Espanha está pagando um valor mensal à jovens entre 18 e 35 anos para ajudar com o aluguel, com o objetivo de que eles saiam da casa dos pais. Enquanto a média de idade em que jovens saem de casa seja de 26 anos na Europa como um todo…
Read more
6 months ago · Luísa Gonçalves

Uma ótima viagem a todos! :)

Share Trem das Onze

:Dicas a bordo:

~ Meu podcast preferido voltou de férias e eu amei esse episódio “2002, o ano que nunca acabou”. Você pode achar aleatório, mas eu me surpreendi com a quantidade de coisas que aconteceram há 20 anos atrás. Eu tinha 13-14 anos e tava no esquema escola-cinema-clube-televisão só que sem a parte do clube. Teve a eleição do Lula, o Brasil virou pentacampeão na Copa do Mundo, teve o filme Cidade de Deus, o lançamento do Euro, primeiro Big Brother Brasil, e, se você foi adolescente como eu, certamente vai reviver uns bons momentos lembrando dos Tribalistas, Capital Inicial, Wherever you will go, a Thousand Miles, Dilemma e cia.

~ “O Eduardo achou estranho e melhor não comentar, mas a menina tinha tinta no cabelo”: escolha um horário alternativo pra não pegar salas com muita gente, mas vá ao cinema ver Eduardo e Monica, a versão em filme da música dos anos 1980. Uma história amor bem linda, com direito à musa Alice Braga, às covinhas do Gabriel Leone, telefone fixo, poesia, Brasília, Rio de Janeiro e escolhas que mostram a razão nas coisas feitas pelo coração.

~ “And all that jazz”: coloque uma máscara bem justinha e vá ao teatro ver Chicago: a versão brasileira do musical está bem linda.

~ Completamos 100 anos desde a Semana de Arte Moderna de 1922 e a programação em São Paulo está extensa: bora (de máscara) pra uma exposição?

Até a próxima!

Luísa


Gosta dessa cartinha? Compartilha!

Share

Quer falar comigo? Só responder esse e-mail :)

Share this post
Feliz ano novo do tigre
tremdasonze.substack.com
Comments

Create your profile

0 subscriptions will be displayed on your profile (edit)

Skip for now

Only paid subscribers can comment on this post

Already a paid subscriber? Sign in

Check your email

For your security, we need to re-authenticate you.

Click the link we sent to , or click here to sign in.

TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2022 Luísa Gonçalves
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Publish on Substack Get the app
Substack is the home for great writing