Mudança de século
Arquitetos fantasiados de prédios de Nova York em um Baile da Belas Artes, em 1931.
Dezembro chegou, e falta um mês pra década mudar (amém).
Como ninguém costuma se referir à primeira década do século passado como "anos 10", eu esperei ansiosamente a gente entrar em 2020 pra ter que diferenciar de qual "anos 20" estamos falando. É o tempo passando, meus caros. Os últimos anos transbordam de informação, mas é por volta de 1920 que o nosso mundo moderno começa a se moldar. A fotografia, o cinema, as máquinas; o surrealismo, a psicologia, as metrópoles; o cubismo, o art nouveau, a revolução russa; a imigração para o Brasil, o carro, os prédios altos, o futuro, ele tava começando ali, bem vindo ao de novo.
Como eu decidi virar esse ano otimista (um ato de verdadeira grandeza), me peguei girando a ampulheta do século XX e pensando que tudo muda, o tempo todo, no mundo. Vamos sonhar.
Em 1931, a Sociedade de Belas Artes de Nova York promoveu um baile histórico com várias surpresinhas, uma delas era um desfile de "moda" de um grupo de arquitetos famosos vestindo seus próprios projetos como fantasias, deixando poucos registros, como essa foto maravilhosa aí de cima e esse vídeo. Nova York passou 1920 como um dos ícones do que era novo, moderno e futurístico como cidade. Sobreviveu quase um século com essa mesma vibe, salvo alguns altos e baixos.O Chrysler Building, que está no cara do meio da foto, é inspirado nos traços da art nouveau, movimento artístico que falei na última cartinha, e ficou tão presente no imaginário nova iorquino que até vestido do Project Runway ele inspirou.
Fica essa despedida do século XX muito bem americano antes da gente pensar em pôr os filhos nas aulas de mandarim, já que o século XXI vai ser asiático. Em 2015 a China finalmente aboliu a política do filho único, sua economia tá enfrentando gigantes americanos, a Coréia tá dando um show no quesito exportar sua cultura pro mundo, as cidades japonesas e muitas outras tão cada vez mais high tech e eu tenho mais amigos que foram à Tailândia que à Califórnia.
Então é isso, fim de ano, fim de tese e eu mereço férias organizar minhas atividades. Então nas próximas semanas vou reenviar algumas das primeiras cartinhas pros que não as recebiam lá no início e retomar no começo de janeiro com o fôlego do ano novo. Obrigada a todo mundo que esteve comigo esse ano e fiquem a vontade pra mandar sugestões e comentários :)
Uma ótima viagem a todos! :)
:Dicas a bordo :
~ Inspirações arquitetônicas pra fantasias de carnaval
~ Nova York se arrisca a perder sua alma ao ganhar distrito com a cara de Dubai
~ Corre pro cinema o filme coreano Parasita, porque é praticamente o melhor filme do ano.
~ A cidade mais inteligente do mundo é sem graça? - Songdo, Korea
~ Os 19 melhores documentários de 2019 e ~ onde assisti-los
Até a próxima,
Luísa