Não sou eu quem me navega, quem me navega é o mar
Praia de Camboinhas
"O ar tinha uma densidade que acariciava a pele, e o mar, cintilante, produzia apenas um murmúrio sonolento. Ali se podia sentir como o mundo, em dias e momentos mágicos, nos oferece a sensação enganosa de ser um lugar aprazível, feito à medida dos sonhos e dos mais estranhos desejos humanos. A memória, imbuída daquela atmosfera repousante, conseguia extraviar-se e esquecer os rancores e as mágoas.
(...) No mês de março, com a praia praticamente deserta, a promessa daquela visão dava-me alguma tranquilidade, um estado tão próximo do equilíbrio que me reconfortava e me permitia ainda pensar na existência palpável de uma pequena felicidade, feita à medida das minhas também reduzidas ambições". Leonardo Padura, no livro "O homem que amava os cachorros".
As cidades começam na água. Seja no mar ou no Rio, é na água de onde se tira o mínimo pra começar. Sempre encontrei conforto nas águas para onde convergem nossa história: Colombo saiu do Río Guadalquívir em, Sevilha, para "descobrir" as Américas, o Sena é o mesmo que na Paris medieval alagava o bairro que hoje é o mais legal da cidade e se chama "marés"; o rio Pinheiros foi retificado e forçado a fazer o caminho contrário às suas origens, como tantos paulistanos; mesmo do Nilo, que nunca conheci, já ouvi boas histórias. A praia de Camboinhas costuma ficar bem vazia, mesmo sendo bem grande. Dalí, se apertar os olhos, posso ver o Tãmisa, o Hudson, o Danúbio e o São Francisco. São todos águas que fizeram cidades.
Uma ótima viagem a todos! :)
: Dicas a bordo :
~ O mar é o destino de todos os rios (Orquestra Raiz e Saulo Duarte)
~ Mercado do Porto, a newsletter que te dá uma dose de mar semanal (dica da primeira cartinha, mas que vale ser relembrada!)
~ Quando as cidades não se preocupam com os laços sociais (El País)
Até a próxima,
Luísa
ps1. Quer ler as cartinhas antigas? Vai no View Letters Archive.
ps2. Gostou dessa newsletter e quer compartilhar? Esse é o link!
ps3. Se quiser responder à essa cartinha, é muito bem-vindo :)