Se eu perder esse trem que sai agora às onze horas...
Paraisópolis, Morumbi - a foto de Tuca Oliveira que rodou o mundo
A foto do Tuca Oliveira ficou muito famosa lá por volta de 2007, quando eu tava na faculdade e organizavam-se visitas "guiadas por algum responsável da comunidade" para que os estudantes de arquitetura e urbanismo conhecessem comunidades, bairros periféricos e conjuntos habitacionais, projetos bem sucedidos (ou nem tanto) de arquitetos bacanas ou às vezes meio polêmicos. Mas sabe, a arte visual e sonora pode não ser uma manifestação diretamente arquitetônica-espacial, mas é uma das melhores portas de entrada pra conhecer esse mundo (principalmente se não for o seu). Na época da faculdade uma professora aderiu a esse caminho e em "Teoria da Habitação", onde discutia com nós alunos letras de funks antigos.
Na minha pesquisa de mestrado descobri que a estação de metrô São Bento, bem no centro histórico de São Paulo, já foi palco de hip hop e break dance, lá pelos anos 80 (imagina a cena). E que hoje em dia acontecem batalhas de slams na estação Guilhermina-Esperança, na zona leste. Nem preciso falar do Baile Charme, que acontece embaixo do Viaduto de Madureira, no Rio. Acho é ótimo quando aparecem usos diferentes dos previstos, quando grupos sociais se apropriam e transformam espaços públicos. É a cidade mostrando pros desgovernantes que ela transborda.
Em 1964 Adoniran Barbosa compôs o lindo samba que inspirou o nome dessa newsletter. Jaçanã é um bairro da zona norte de São Paulo, e o trem, fosse pensado realmente como mobilidade urbana, deveria passar até bem depois de onze horas.
"Não posso ficar
Não posso ficar nem mais um minuto com você
Sinto muito amor, mas não pode ser Moro em jaçanã
Se eu perder esse trem
Que sai agora às onze horas
Só amanhã de manhã"
Uma ótima viagem a todos! :)
: Dicas a bordo :
Especial podcasts, ouça no spotify ou no agregador que preferir :)
~ Vou passar cerol na mão: Mamilos vai além da música e faz uma discussão excelente sobre a relação entre cidade e produção de bailes funk
~ Poesia falada: Expresso Ilustrada (da Folha de São Paulo) sobre batalha de slams
~ Voz da quebrada: um episódio do Braincast sobre a produção de entretenimento na periferia
~ Evolução do Rap: Alô Ciência sobre imagem, representação e produção de rap
~~~ E esse vídeo do Serapicos no youtube explicando por quê a música "Deu onda", do MC G15, é musicalmente muito sofisticada.
Até a próxima,
Luísa
ps1. Quer ler as cartinhas antigas? Vai no View Letters Archive.
ps2. Gostou dessa newsletter e quer compartilhar? Esse é o link!
ps3. Se quiser responder à essa cartinha, é só responder ao e-mail mesmo, e é muito bem-vindo :)